terça-feira, 23 de agosto de 2011

A Mediadora - Crepúsculo, Meg Cabot, Cap 6

Por favor, esteja em casa, por favor, esteja em casa, por favor, esteja em casa, eu rezei enquanto esperava alguém atender a campainha. Por favor, por favor, atenda, por favor. . .

Eu não sei se alguém conseguiu ouvir minhas preces, ou se era apenas que arqueólogos inválidos não saem tanto. Em todo caso, O criado d Dr. Slaski atendeu a porta da frente, surprendeu-se quando ele viu que era eu que estava tocando a campainha com tanta urgência.

-Oi Susan - ele disse, usando o nome errado - Você está procurando por Paul? Porque até onde eu sei, ele ainda está na escola.

- Eu sei que ele ainda está na escola - eu disse, enquanto pisando apressadamente dentro do foyer do Slaters, antes que o criado pudesse fechar a porta. - Eu não estou aqui para o ver. Eu vim para ver o avô dele, se eu puder.

-O avô dele? - O criado pareceu surpreso. E por que não deveria estar? Para tudo que soube ele, o paciente dele não tinha tido uma conversação lúcida com qualquer um em anos. A não ser que ele teve. E tinha sido só alguns meses atrás. Comigo.

-Você sabe, Susan, o vovô de Paul não está... Ele não está realmente bem - o assistente disse lentamente. - Nós não gostamos de falar sobre isto na frente dele, mas a última bateria de testes... Bem, eles não pareceram tão bons. Na realidade, os doutores não estão dando tudo aquilo mais tempo viver...

Eu preciso lhe fazer uma pergunta – eu disse. – Somente uma pequena pergunta. Levará só um segundo.

-Mas... - O criado, um sujeito jovem que, julgando dos medos sol-alvejados dele, provavelmente usado qualquer tempo livre que ele conseguiu bater nas ondas, arranhou o queixo dele. - Eu quero dizer, ele não pode. . . Ele realmente não fala muito, não mais do que aquilo. A Alzheimer, você sabe...


-Eu posso tentar? - Eu pedi, não me preocupando se eu parecia uma louca. Eu estava totalmente desesperada. Desesperada para respostas que eu precisava saber e só uma pessoa em terra poderia me dar estas respostas. E aquela pessoa poderia me explicar tudo. - Por favor, eu quero dizer, não pode fazer mal, pode?

-Não - o criado disse lentamente. –Não, não irá fazer mal.

-Ótimo - eu disse, passando por ele e começando a subir dois degraus da escadaria de cada vez. - Eu só usarei alguns minutos.

O criado caminhou até a porta da frente, parecendo distraído.

-Está bem. Eu acho. Mas... Você não deveria estar na escola?

-É hora do almoço - eu o informei alegremente, quando eu subi as escadarias para corredor, onde ficava o quarto de Dr. Slaski.

Eu não estava mentindo, de certa forma. Era a hora do almoço. O fato era que tecnicamente nós não deixávamos terrenos escolares no almoço? Bem, eu não achava que a menção disso era importante. Eu estava menos preocupada sobre ter que enfrentar a Irmã Ernestine quando ela descobrisse que eu estava matando aula do que explicar para o meu meio-irmão Brad porque eu precisei das chaves do Land Rover tão desesperadamente. Só porque tinha acontecido do Brad conseguir a carteira de motorista dele, aproximadamente cinco segundos antes de eu conseguir a minha (bem, alguns semanas certas antes de eu ter conseguido a minha, de fato), ele parece achar que o Land Rover, que é o suposto "carro das crianças", pertence somente a ele, e que ele só pode carregar dois de nós, mais o irmão mais novo dele, o David, para a escola diariamente.

Eu tinha tido que recorrer a só usar palavras como "produtos de higiene femininos" e "porta-luvas" e conseguir que ele renda as chaves. Eu não tinha nenhuma idéia do que ele iria fazer quando eu não devolvesse antes do fim do almoço e ele descobrisse que o carro tinha ido.

Nada em mim, certamente. Parecia gostar muito dele. Tristemente, eu nunca pareço capaz devolver o favor, graças a Brad que geralmente tem algum tipo de problema comigo. Em todo caso, eu não ia desperdiçar pequenas horas preciosas para ficar me perguntando o que o Brad ia dizer sobre eu levar o carro. Ao invés disso, eu me apressei para o quarto do avô de Paul.

Como sempre, o Game Show Network estava ligado. O criado tinha colocado Dr. Slaski na cadeira de rodas em frente à televisão de plasma. Dr. Slaski, porém, parecia não estar dando muita atenção para Bob Barker. Ao invés disso, ele estava encarando fixamente uma mancha no centro do chão de azulejo altamente polido. Eu não fui enganada com isto, porém.

-Dr. Slaski? - Eu apanhei o controle remoto e diminui o volume da TELEVISÃO, então me apressei para o lado do enfermeiro. -Dr. Slaski, sou eu, a Suze. A amiga de Paul, Suze? Eu preciso falar com você durante um minuto.

O avô de Paul não respondeu. A menos que você chame babando, de uma resposta.

-Dr. Slaski - eu disse, levantando uma cadeira de forma que eu pudesse me sentar mais perto da orelha dele. Eu não queria que o criado escutasse nossa discussão, eu estava tentando manter minha voz baixa. - Dr. Slaski, seu enfermeiro não está aqui e nem o Paul. Somos nós dois, somente. Eu preciso falar com você sobre algo que Paul anda me falando. Sobre, é, mediadores. É importante.

Assim que ele ouviu que nem Paul nem o criado dele estavam perto dali, uma mudança pareceu ocorrer em Dr. Slaski. Ele se endireitou em sua cadeira, erguendo a cabeça, para que ele pudesse fixar seu olhar nos meus olhos. O babado parou imediatamente.

-Oh - ele disse quando viu que era eu. Ele não pareceu emocionado, exatamente. - Você novamente.- Eu não pensei que isso era muito agradável, vendo que na última vez em que nós dois tínhamos nos falado, ele tinha me procurado... Procurado-me para me dar uma advertência secreta sobre o próprio neto dele, a quem ele tinha comparado ao diabo, pelo menos. Mas eu decidi esquecer aquele deslize.

-Sim, sou eu, Dr. Slaski - eu disse. -Suze. Escute. É Sobre Paul.

-Até agora, o que aquele pequeno mijo tem feito?

Claramente há muito pequeno amor perdido entre Dr. Slaski e o neto dele.

-Nada - eu disse. - Ainda. Por enquanto, não posso dizer nada. É o que ele diz que ele pode fazer.

-O que é então? - Dr. Slaski perguntou. - E isto tem que ser bom. Family Feud volta em cinco minutos.

Meu Deus. Eu desejei saber, se eu ia terminar em uma cadeira de rodas e viciada em espetáculos de jogos quando eu tiver a idade de Dr. Slaski? Porque Dr. Slaski - ou Sr Slater, como Paul gostaria que todos achassem que ele era - também é um mediador, que foi até as profundezas da terra para saber mais sobre seu incomum dom.

Aparentemente, ele achou suas respostas nas tumbas do antigo Egito.


O Problema é, ninguém acreditou nele. Sobre a existência de uma raça de pessoas que deveria guiar os mortos para seu destino e certamente que, Dr. Slaski, era um deles. As muitas anotações do velho homem sobre o assunto, a maioria delas publicadas, foram ignoradas cientificamente e academicamente, e agora estavam no quarto de seu neto guardadas em um saco de plástico cheio de pó.

 Pior, sua própria família parecia tentar fazer com que ele permaneça na cama, e também o pai de Paul foi até capaz de mudar seu nome para que não fosse associado ao velho homem. E o que Dr. Slaski tinha conseguido com seus esforços? Uma doença terminal e o neto dele, Paul, para companhia. O seu estado, foi traduzido por passar muito tempo na “terra das sombras” – a estação entre o nosso mundo e o outro.

Bem, ele tinha conduzido Paul para ele mesmo.

Eu acho que ele tinha uma boa razão para sentir nojo da raça humana. Mas por que ele queria distancia de Paul, eu só sabia parte disso. Eu tentei começar lentamente, assim ele certamente entenderia.

-Paul diz que os mediadores...

-Deslocadores. - Dr. Slaski insistiu que as pessoas como ele, Paul e eu somos chamados de deslocadores, para nossa (em meu caso, recentemente descoberto) habilidade para se deslocar entre as dimensões dos vivos e dos mortos. - Deslocadores, menina, eu já tinha lhe falado antes. Não me faça repetir de novo.

-Deslocadores - eu me corrigi. - O Paul diz que os deslocadores têm a habilidade de viajar no tempo.

-Realmente - Dr. Slaski disse – O que é que tem?

Eu bocejei para ele. Eu não pude evitar isto. Se ele batesse em mim na parte de trás da cabeça com uma vara de piñata, eu não poderia ter ficado mais surpresa. -Você... Você sabia sobre isto?

-É claro que eu sabia sobre isso - Dr. Slaski disse acidamente - Quem você acha que escreveu o papel que deu a idéia ao idiota do meu neto?

Isto foi o que eu consegui por não prestar muita atenção nas minhas seções de mediação com Paul.

Dr. Slaski olhou muito sarcasticamente para mim.

-Mas por que você não me falou?

-Você não perguntou - ele disse.

Eu me sentei olhando para ele. Eu não podia acreditar. Todo esse tempo... Todo esse tempo eu tinha outra habilidade que eu não a conhecia. Mas para que eu precisei de viagem no tempo, mesmo assim?

Eu acho que houve alguns dias cabeludos que eu gostaria de voltar e arrumar, mas mais do que isso...


Aí, como um túnel de luz, me bateu.
Meu pai. Eu podia voltar no tempo e salvar meu pai.
Não, não funciona desse jeito. Não pode. Porque se pudesse... Se pudesse...


Então tudo poderia ser diferente.


Tudo.

Dr Slaski se tremeu. Eu me remexi e toquei o ombro do Dr Slaski.

-Dr. Slaski? Você está bem?

-O que você pensa? - ele disse, não muito graciosamente. - Eu tenho seis meses de vida. Talvez menos, se esses malditos médicos derem um jeito e me deixarem sangrando como um porco. Você acha que eu estou bem?


 -Eu... - eu estava sendo egoísta, eu sei, mas não tinha tempo de ficar ouvindo problemas de saúde. Eu precisava saber mais sobre o dom que ele - e provavelmente eu - tínhamos.


-Como? Como se faz isso? Viagens no tempo, eu quero dizer.


Dr Slaski deu uma olhadela para a TV. Por sorte, os créditos de The Price Is Right ainda estava rolando. Family Feud ainda não havia começado.


-É fácil - ele disse. -Se o idiota do meu neto conseguiu descobrir, qualquer besta consegue.


Nós não tínhamos muito tempo. Family Feud ia começar em um minuto.


-Como? - eu perguntei de novo. - Como?


-Você precisa de alguma coisa. - O doutor disse com exagerada paciência, como se falasse com uma criança de cinco anos. - Alguma coisa do tempo que você quer ir. Para te levar à ele.


Eu pensei em um filme de viagem no tempo que eu tinha visto.

-Como uma moeda? - eu disse.


-Uma moeda poderia fazer isto. - Dr Slaski disse, embora parecia cético. - É claro, você precisa de uma moeda que foi possuída por uma pessoa específica que viveu naquele tempo, e que esteve no lugar onde você está. E você precisa escolher um ponto para voltar ao seu tempo.

-Você quer dizer. - eu pisquei. - Você quer dizer quando você volta, todos vocês voltam? Não apenas...

-Sua alma? - Dr. Slaski bufou. – Note que, quando você viaja no tempo para algum outro século você não faz isso sem corpo. Não, quando você for, você vai. Você precisa ter atenção a esse detalhe. Você não pode viajar no tempo e ir desordenando tudo, você sabe. Não se você não quer mudar o destino das pessoas a sua volta e o seu próprio. Você tem que ir para uma marca onde você conheceu a pessoa pela primeira vez, estando de pé, segure o objeto que elas já tiveram acesso, e...

E? - Eu perguntei ansiosamente.

-Feche seus olhos e desloque-se.- Dr. Slaski olhou para trás para ver a televisão, entediado pela conversação inteira.

-E só isso? - Era fácil. - Você quer dizer que eu posso voltar no tempo e visitar qualquer um que eu queira?

-Claro que não - Dr. Slaski disse, o olhar dele se fixou na tela da TELEVISÃO. Era quase como uma reflexão tardia que ele somou, - Só se ele estiver morto, claro. E se for alguém que você mediou. Eu nunca determinei por que, mas acho quem tem algo que a ver com a energia daquela pessoa. Deve ser a ligação... - Dr. Slaski viajou, se perdeu em pesquisas há décadas terminadas antes dele.

-Você quer dizer...- Eu pisquei em confusão. - Nós não só podemos voltar no tempo, mas também podemos ajudar um fantasma?

-Dê para a menina um prêmio - Dr. Slaski respondeu, voltando o olhar dele para a televisão. Dessa vez eu não dei atenção ao sarcasmo dele. Por que fantasmas? Fantasmas com os quais eu posso lidar. Fantasmas como...
...Bem, meu pai, por exemplo.

E eu tinha bastante coisa que um dia pertenceu ao meu pai. Eu ainda tinha a camisa que ele estivera usando no dia em que ele morreu. Eu havia arrancado isto da pilha de coisas que o hospital tinha nos dado e eu mantive isto por meses debaixo de meu travesseiro depois que ele morreu... Até o dia em que eu o vi novamente, quando ele apareceu para mim, e me falou exatamente porque era que eu, mas não a minha mãe, podia o ver.

Eu pensei que minha mãe não sabia sobre isto. – A camisa, - eu quero dizer. Mas agora eu sabia que ela tinha descoberto sobre a camisa que eu guardara. Ela certamente devia ter achado isto quando ela estava arrumando minha cama ou estava brincando de fada do dente.




Mas ela nunca disse nada. Ela não podia dizer que aquilo ou qualquer outra coisa estava errada, porque ela manteve as cinzas de papai na caneca de cerveja favorita dele durante anos, até que nós jogamos suas cinzas no parque onde ele tinha morrido, o parque que ele amava tanto, um pouco antes do casamento dela com Andy.

O parque, eu percebi, eu teria que ir para lá se eu quisesse voltar no tempo para o salvar, porque o apartamento no qual nós tínhamos morado tinha sido vendido e eu não podia muito bem caminhar até os novos donos, eu não poderia simplesmente falar a eles:

-Vocês poderiam agüentar em sua sala de estar um minuto? Eu preciso voltar no tempo para salvar a vida de meu pai. - Claro que, o parque e o apartamento estavam de todo o modo do outro lado do país. Mas eu tinha um pouco do dinheiro de quando eu trabalhei como babá guardado. Talvez até mesmo o bastante para uma passagem de avião...

Eu poderia fazer isto. Eu certamente poderia impedir meu pai de morrer.

-Que mais? - Eu perguntei a Dr. Slaski, olhando para a TELEVISÃO rapidamente. Um comercial, graças a Deus. -Quando você tem a... coisa que pertenceu ao fantasma e você está em cima da marca onde um dia ele esteve em pé? O que faz você então?

Dr. Slaski pareceu aborrecido.

-Você segura o objeto - Isso é a sua âncora - E nada mais. Isso é importante, você sabe. Você não pode estar tocando em qualquer outra coisa ou você a levará com você. Então você imagina a pessoa. E então você vai. Mole como torta. - Dr. Slaski virou a cabeça para a TELEVISÃO. - Olhei para cima. Family Feud começará em um minuto.

Eu não podia acreditar que era tão fácil. Apenas assim, eu poderia voltar no tempo e evitar que alguém que eu amei morresse.



-Claro que - Dr. Slaski disse casualmente - Quando você chega lá. Para onde você vai. Você tem que prestar atenção no que faz. Você não quer que a história mude... Pelo menos, não muito. Você tem que pensar nas conseqüências de suas ações muito cuidadosamente.

Eu não disse nada. Que possíveis conseqüências poderiam acontecer se eu salvasse a vida do meu pai? A não ser minha mãe, ela não ia chorar no travesseiro dela todas as noites durante anos depois que ele morresse - certamente até ela conhecer o Andy, de fato.- Ela estava sendo feliz? Eu estava sendo feliz?

Então eu lembrei. Andy. Se meu pai tivesse vivido, minha mãe nunca teria conhecido o Andy. Ou melhor, ela poderia ter o conhecido, mas ela nunca teria se casado.

E então nós nunca teríamos nos mudado para a Califórnia.
E eu nunca teria conhecido Jesse.

De repente, o impacto das palavras que Dr. Slaski tinha dito, afundaram dentro de mim. -Oh - eu disse.

O olhar dele - Se não fosse o glaucoma que nublou os seus olhos azuis, os quais, caso contrário seria como uma fotocópia Paul - era afiado.

-Eu pensei, há um oh em algum lugar lá - disse ele. - Não tão fácil quanto você pensou, se deslocar no tempo, não é? E lembre-se de como que você ficará em seu próprio tempo depois, terá um longo período de recuperação quando você voltar ao presente - Dr. Slaski não disse muito agradavelmente.

-Período de recuperação? Você quer dizer que goste ou não... Vai me dar uma dor de cabeça? - O que eu estava certa de que me daria. Toda vez.

Dr. Slaski pareceu estar achando graça de algo. O olhar dele não estava na tela de televisão, assim eu soube que era algo que tinha a ver com o que eu havia lhe dito ainda pouco.

-Um pouco pior do que uma dor de cabeça - ele disse secamente e bateu levemente no colchão em baixo dele. - A menos que você considere um eufemismo perder parte das células do cérebro. E isso é o que nunca poderia acontecer com você. Se você se deslocar muitas vezes no tempo, você será um vegetal antes de você ser velha o bastante para comprar cerveja, isso eu posso garantir.

-Paul sabe disso? - Eu perguntei. - Eu quero dizer, sobre a... Coisa de perder células do cérebro?

 - Ele sabe - Dr. Slaski disse – se ele leu meu papel inteiro.

E ainda que ele quisesse tentar isto.

-Por que Paul iria querer voltar no tempo? - Eu perguntei. Ele não pode estar sendo motivado por um desejo de ajudar alguém, porque a única pessoa que Paul Slater tinha estado alguma vez interessado em ajudar era... Bem, Paul Slater.

-Como eu poderia saber? - Dr. Slaski pareceu entediado. - Eu não entendo por que você desperdiça qualquer hora com aquele menino. Eu lhe falei que ele não era bom. É parecido com o pai dele, aquele tem, vergonha de mim...

Eu não prestei atenção no desabafo de Dr. Slaski contra o neto dele. Eu estava com o pensamento muito ocupado.

O que Paul tinha dito na outra noite, no quintal dos Gutierres?
Que ele não mataria Jesse...

...Mas que ele poderia fazer algo para impedir que Jesse tivesse morrido em primeiro lugar.

Isso era o que se passava dentro de minha mente. De pé lá no quarto do Dr. Slaski, ele procurou desajeitadamente o controle remoto, achou o botão do volume e gritou:

-Damnit, nós perdemos a primeira categoria!

Paul voltaria no tempo. Para o tempo de Jesse. E não para o matar. Para salvar a vida dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário